Desenvolvimento de Ferramentas Didáticas para o Ensino de Sistemas Tampão e Princípios de Termodinâmica Aplicados aos Sistemas Biológicos

CARVALHO, Eduardo Oliveira
Desenvolvimento de Ferramentas Didáticas para o Ensino de Sistemas Tampão e Princípios de Termodinâmica Aplicados aos Sistemas Biológicos
/SP, Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Biotecnologia, 2006. 96p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Iseli Lourenço Nantes).

Resumo Muitos alunos, especialmente na área biológica, chegam ao ensino superior sem o prévio conhecimento de alguns temas fundamentais de Química. Dentre diversos temas da área biológica dois tem se destacado: O conhecimento do mecanismo de ação dos tampões e os Princípios de Termodinâmica. Esses temas são de grande importância para alunos e pesquisadores de várias áreas tais como Biologia, Química e Bioquímica. Contudo, a compreensão destes temas muitas vezes é árdua para os estudantes especialmente os da área biológica. Sendo assim este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e o uso de ferramentas didáticas para auxiliar os alunos no processo de ensino aprendizagem durante as aulas no curso de graduação. A metodologia empregada foi a seguinte: nos cursos de Biologia e Fisioterapia dividimos as turmas em dois grupos, sendo que um grupo teve uma aula tradicional sem os recursos das ferramentas didáticas enquanto o outro grupo teve a mesma aula, porém com uso das ferramentas didáticas. Ao término da aula aplicamos um teste de avaliação para ambas as turmas para verificar a influência das ferramentas no grau de aprendizado. Para ambos os materiais didáticos, em ambas as turmas, os resultados obtidos a partir dos testes de avaliação indicaram aproveitamento significativamente maior das aulas dadas com os recursos didáticos criados.