OKUMURA, Fabiano
Desenvolvimento de experimentos didáticos para ensino de princípio de espectrometria atomica fotometria de chama
São Carlos/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2004. 135p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eder Tadeu Gomes Cavalheiro).
|
Resumo |
Nesta dissertação abordou-se o desenvolvimento de experimentos de laboratório visando o ensino de princípios de espectroscopia atômica, baseados na espectrometria de emissão atômica em chama (fotometria de chama). O uso de amostras do cotidiano dos alunos foi explorado, pois esta estratégia já se mostrou eficiente em atrair a atenção dos estudantes para os conteúdos abordados. Escolheu-se a espectrometria de emissão atômica em chama, por se tratar de uma técnica simples e com baixo custo do instrumento usado, pois isto permite seu uso por estudantes iniciantes em análise quantitativa instrumental e sua aplicação em escolas que, eventualmente, tenham dificuldades de investimentos na montagem de laboratórios didáticos. Os experimentos desenvolvidos foram classificados em três categorias: experimentos simples, sem necessidade de preparo de amostra; experimentos que comparam resultados com e sem preparo de amostra e experimentos que envolvem outras técnicas analíticas como guia para o preparo de amostras, num total de 10 experimentos propostos. As amostras contendo lítio, sódio e/ou potássio e/ou cálcio, abrangeram águas naturais, formulações farmacêuticas, alimentos e bebidas, podendo ser usadas em cursos de engenharia, farmácia, química, etc. Os resultados mostraram ampla aplicabilidade dos experimentos desenvolvidos e um teste feito com alunos voluntários mostrou que o trabalho foi bem aceito e apresentou os resultados esperados.
|