Desenvolvimento de experimentos didáticos para ensino de princípio de espectrometria atomica fotometria de chama

OKUMURA, Fabiano
Desenvolvimento de experimentos didáticos para ensino de princípio de espectrometria atomica fotometria de chama
São Carlos/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2004. 135p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eder Tadeu Gomes Cavalheiro).

Resumo Nesta dissertação abordou-se o desenvolvimento de experimentos de laboratório visando o ensino de princípios de espectroscopia atômica, baseados na espectrometria de emissão atômica em chama (fotometria de chama). O uso de amostras do cotidiano dos alunos foi explorado, pois esta estratégia já se mostrou eficiente em atrair a atenção dos estudantes para os conteúdos abordados. Escolheu-se a espectrometria de emissão atômica em chama, por se tratar de uma técnica simples e com baixo custo do instrumento usado, pois isto permite seu uso por estudantes iniciantes em análise quantitativa instrumental e sua aplicação em escolas que, eventualmente, tenham dificuldades de investimentos na montagem de laboratórios didáticos. Os experimentos desenvolvidos foram classificados em três categorias: experimentos simples, sem necessidade de preparo de amostra; experimentos que comparam resultados com e sem preparo de amostra e experimentos que envolvem outras técnicas analíticas como guia para o preparo de amostras, num total de 10 experimentos propostos. As amostras contendo lítio, sódio e/ou potássio e/ou cálcio, abrangeram águas naturais, formulações farmacêuticas, alimentos e bebidas, podendo ser usadas em cursos de engenharia, farmácia, química, etc. Os resultados mostraram ampla aplicabilidade dos experimentos desenvolvidos e um teste feito com alunos voluntários mostrou que o trabalho foi bem aceito e apresentou os resultados esperados.