Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino- aprendizagem

BARRETO, Gislane Silvério Neto
Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino- aprendizagem
Anápolis/GO, Universidade Estadual de Goiás, UEG, 2017. 142p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Divino dos Santos).

Resumo Ao considerar as diversas recomendações de documentos das políticas educacionais disponíveis na atualidade, também em virtude das mudanças socioeconômicas no contexto da globalização e do advento das tecnologias da informação e comunicação, a educação necessita de novas formas no processo de ensino-aprendizagem, como a incorporação das novas tecnologias nas escolas e nas salas de aula. Neste intuito, este estudo apresenta o desenvolvimento de um software educacional voltado para o ensino de Química, especificamente o conteúdo acerto dos coeficientes estequiométricos das reações químicas. O tema selecionado é considerado de difícil aprendizagem pelos alunos, visto que os mesmos não conseguem perceber a correlação com a lei de conservação da massa, ocasionando dificuldades na interpretação e resolução de problemas. Desta forma, a relevância deste trabalho está em proporcionar um material alternativo, suscetível a diminuir as dificuldades apresentadas na aprendizagem do conteúdo químico, sugerindo a necessidade de inserir as tecnologias digitais ao ensino, de forma que se promova um desenvolvimento cognitivo. O trabalho foi desenvolvido na perspectiva de uma pesquisa-ação, que configura-se como uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores na área educacional, pois estes podem utilizar de suas pesquisas para aprimorar seu conhecimento e, consequentemente, o aprendizado de seus alunos. Foi seguido todo um planejamento para o desenvolvimento do software educacional no formato de um jogo digital. O jogo “BalanceQuímico” foi aplicado aos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Goiás, com o objetivo de identificar e caracterizar quais as perspectivas didáticas que resultam do entrelace entre os elementos lúdicos, tecnológicos e conceituais no contexto da formação de professores de Química. A coleta dos dados foi realizada mediante dois instrumentos: gravação de áudio durante a aplicação aos graduandos e questionário que foi disponibilizado on-line. No decorrer da análise das transcrições dos áudios e do questionário, emergiram duas categorias de análise: as características lúdicas e a perspectiva dos graduandos em relação à utilização das tecnologias no processo-ensino aprendizagem. No transcorrer da análise, percebe-se que os graduandos caracterizaram o jogo “BalanceQuímico” como um excelente instrumento no processo ensino-aprendizagem de Química. Os graduandos destacaram que o jogo é uma alternativa diferenciada para abordar o conteúdo, como também com a utilização do software pode-se proporcionar aos alunos motivação pela busca do conhecimento químico. Dessa forma, conclui-se que o jogo “BalanceQuímico”, no formato digital, é um instrumento que pode facilitar o processo ensino- aprendizagem de Química, mais especificamente o conteúdo, acerto do coeficiente estequiométrico das reações químicas.
Nível ES
URL http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/360