BRITO, Dorval dos Santos
Cursos de formação inicial de professores de Química: uma análise das manifestações de professores da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos - SP
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2004. 170p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dácio Rodney Hartwig).
|
Resumo |
O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar e discutir a temática de formação de professores, fazendo referências às contribuições do curso de Licenciatura em Química para a aprendizagem profissional, através do levantamento e análise das informações manifestadas pelos docentes licenciados em Química atuantes da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos-SP. Para a realização do trabalho de pesquisa partimos de dados coletados por meio de um questionário estruturado por dois blocos: um correspondente aos dados pessoais/formação profissional (acadêmica) com dezessete questões; e outro sobre os dados do curso de formação/atuação profissional com trinta e três questões. A composição do questionário deu-se por questões abertas em sua maioria e algumas questões fechadas. O questionário foi respondido por vinte e cinco professores licenciados em Química, atuantes, no qual pudemos coletar a opinião destes sobre alguns aspectos de seu processo de formação e atuação profissional, ou seja, aspectos referentes ao currículo, a avaliação, aos procedimentos didáticos/metodológicos, a um novo modelo de formação de professores (prático-reflexivo), as dificuldades e facilidades encontradas enquanto profissional, bem como a sua atuação profissional. No tratamento dos dados coletados, procedemos a uma análise qualitativa das respostas dos questionários, através da descrição das informações obtidas dos professores licenciados em Química atuantes. Consideramos as informações com significados semelhantes configurando em classes de respostas quantificadas em freqüências e porcentagens. De acordo com as conclusões ficou nítido que novos caminhos devem ser percorridos na formação de professores. Apesar dos professores de Química atuantes apresentarem aspectos importantes e relevantes, apontaram também alguns problemas e dificuldades de forma crítica em relação a sua formação. Juntamente às críticas surgiram sugestões no sentido de modificar alguns aspectos para melhorar a formação do licenciado em Química. Por se tratar de um trabalho de pesquisa com natureza qualitativa, as conclusões não podem ser generalizadas, porém utilizadas na compreensão de situações semelhantes, que eventualmente ocorram em outros contextos.
|