MAGALHÃES, Juliane Nacari
Currículo integrado, mapas conceituais e aprendizagem: um estudo junto ao curso de licenciatura em ciências da natureza IF/SC
Santa Catarina/SC, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, 2011. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elisa Maria Quartiero).
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Resumo |
O presente estudo discute os limites e as possibilidades teórico-metodológicas de mapas conceituais como apoio à construção de currículos integrados para a aprendizagem das ciências. Para isso estudou-se o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) no Campus São José/Habilitação Química (Caso A) e no Campus Araranguá/Habilitação Física (Caso B), a partir de 2008, onde os professores utilizaram a ferramenta cognitiva mapa conceitual no processo de elaboração do planejamento curricular com a intenção de torná-lo integrado . Partimos do pressuposto de que apesar de uma crescente valorização do uso de mapas conceituais para organizar os conceitos centrais dos currículos acadêmicos as discussões quanto às implicações curriculares, no Brasil e, mais especificamente, na área de educação, ainda são escassas. Neste sentido, refletimos sobre propostas de integração curricular e sua constituição histórica dentro dos estudos curriculares, a história do pensamento educacional sobre organização curricular a partir da análise das matrizes clássicas de pensamento sobre organização curricular e princípios teóricos que embasam o trabalho com mapas conceituais em organização de currículos e na aprendizagem. Na pesquisa empírica constatamos que o uso de mapas conceituais facilitou a construção e a representação da matriz curricular ao promover um melhor entendimento e sistematização das ideias trabalhadas pelo grupo durante o planejamento. No entanto no currículo em ação é muito mais difícil operacionalizar esta integração da proposta inicial ou mesmo visualizá-la
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