BRANDÃO, Marilene Duarte
Currículo de Química nas escolas públicas do município de Cuiabá: seus elementos e suas (re)ações
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 1999. 122p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauricéa Nunes).
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Resumo |
Neste trabalho procurou-se observar a reflexão dos educadores a respeito de Currículo, a atuação dos(as) diretores(as), coordenadores(as) e professores(as) de Química do ensino médio das escolas públicas do município de Cuiabá. Para tanto, o presente trabalho, procedeu-se um levantamento desta realidade dentro do ensino de Química, através de coletas de dados e aplicação de questionários. No período de junho à dezembro de 1997, realizou-se uma pesquisa através de entrevista semi-estruturada em escolas públicas do segundo grau localizadas nas regiões norte, sul, leste e oeste do município de Cuiabá. Para a organização desse trabalho buscou-se num primeiro momento, contextualizar a problemática da educação no Brasil, do Estado de Mato Grosso e do ensino de Química, nos remetemos necessariamente à retrospectiva histórica do ensino médio sobretudo no que se refere à concepção de currículo. A tônica para a reflexão e compreensão do fenômeno educativo tem também como referência, por um lado, a concepção sobre o que é currículo, sua origem e a concepção de currículo de alguns autores, e por outro lado a concepção sobre o que é a escola, sem perder de vista é lógico, a especificidade da organização escolar. Procuramos então, abordar o papel dos(as) diretores(as), coordenadores(as) e professores(as) a respeito das relações entre currículo e escola. Num segundo momento, fez-se através dos dados, a construção do perfil dos entrevistados, bem como um levantamento de suas concepções quanto ao currículo da escola (abrindo espaço para a disciplina de Química) e sua elaboração. Os resultados obtidos nos mostraram que existem concepções e interpretações diferenciadas, quanto à suas concepções de currículo e sua elaboração. A deficiência na organicidade do currículo e da estrutura da escola ficaram notadamente evidenciadas (X ECODEQ, 1998). Este trabalho, pelos depoimentos dos entrevistados, vêem repletos de informações de forma crítica e sugestiva sobre o ensino de Química. Espera-se assim, contribuir para a reflexão dos educadores sobre o currículo de Química no ensino, visando estabelecer uma direção na melhoria da qualidade do ensino.
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