Cultura informacional, Representações sociais e educação a distância: um estudo de caso da ead na UFMG

ARAÚJO, Sinay Santos da Silva
Cultura informacional, Representações sociais e educação a distância: um estudo de caso da ead na UFMG
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2011. 240p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Aparecida Moura).

Resumo Esse trabalho investigou a cultura informacional que permeia o processo ensinoaprendizagem a distância. O objetivo foi identificar e sistematizar as concepções e as representações que compõem a cultura informacional no contexto da educação a distância e analisar a sua influência no processo de formação humana. Na construção teórica da pesquisa, propôs-se um conceito de cultura informacional a partir da concepção de cultura no sentido antropológico (GEERTZ, 1989; LARAIA, 2001) e oconceito de informação como um fenômeno social e humano (SILVA, 2005; REIS, 1999). O referencial teórico contou ainda com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009) e a técnica de organização e apresentação de depoimentos chamada Discurso do Sujeito Coletivo desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2005). Ossujeitos da pesquisa foram os alunos, professores e tutores dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Normal Superior/Pedagogia e Química, modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa foi dividida em três fases. Na primeira realizou-se uma caracterização histórica e social dos polos deapoio presencial em que os cursos se realizam. Na segunda fase traçou-se o perfil dos alunos e suas representações sobre o curso e o polo ao qual estão vinculados, a partir dos dados coletados por meio de questionário eletrônico respondidos por 192 alunos dos quatro cursos. Na terceira fase da pesquisa fez-se um aprofundamento e verticalizaçãoqualitativa da pesquisa. Para tanto, entrevistou-se 33 participantes entre alunos, professores e tutores vinculados aos cursos de Ciências Biológicas e Matemática. Elaboraram-se os Discursos do Sujeito Coletivo (DSC) acerca dos seguintes tópicos: papel da educação na sociedade; conceito de ciência, informação e conhecimento; opinião sobre educação a distância de modo geral e sobre a educação a distância na Instituição. Os Discursos do Sujeito Coletivo evidenciaram que as representações sociais estão relacionadas com o lugar social, no qual os sujeitos estão inseridos. A cultura informacional necessária ao processo ensino-aprendizagem a distância se relaciona, principalmente, com a necessidade dos sujeitos se adaptarem a essamodalidade educacional. As representações sociais evidenciadas nos Discursos dos Sujeito Coletivo da pesquisa tornaram possível a compreensão dos limites e possibilidades da modalidade EaD no ensino superior e suas repercussões na vida e na formação acadêmica dos alunos.