MÜNCHEN, Sinara
COSMÉTICOS: UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Santa Maria/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Martha Bohrer Adaime).
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Resumo |
Cosméticos e produtos de higiene pessoal são itens de consumo frequente por boa parte da população brasileira, o que se observa pelo acentuado crescimento econômico que este setor tem apresentado. Diante da relevância deste tema frente a uma sociedade em que a busca pela beleza e longevidade são características marcantes, optou-se em abordá-lo através da perspectiva do conhecimento químico. No desenvolvimento deste trabalho aproximou-se esta temática de tópicos de Química desenvolvidos no Ensino Médio, e especificamente o tópico de Funções Orgânicas foi trabalhado com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública, localizada na zona urbana do município de Santa Maria-RS. Para relacionar esses itens de uso diário ao conhecimento químico utilizou-se a metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, em que diferentes abordagens foram utilizadas, como aplicação de questionários, atividades experimentais, reportagens, vídeos, jogo e trabalhos em grupo. Os resultados deste trabalho apontam que muitos estudantes demonstram interesse em conhecer melhor esta classe de produtos, e nota-se que, associar as vivências dos alunos aos componentes curriculares apresenta-se como meio facilitador da construção do conhecimento. É possível apontar também a importância desta temática para um ensino de Química que considere os contextos nos quais ocorre. Além da abordagem no contexto escolar também foram realizadas atividades junto a professores em formação, promovendo a discussão deste tema vinculado às suas possibilidades frente ao ensino de Química. A partir dos resultados encontrados é possível destacar a relevância do tema escolhido para desenvolver e discutir aspectos químicos frente a diversos públicos do meio educacional.
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