JUNIOR, José Gonçalves Teixeira
Contribuições do PIBID para a formação de professores de Química
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2014. 182p. Tese de Doutorado. (Orientador: Guimes Rodrigues Filho).
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Resumo |
Este trabalho tem como propósito analisar o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores de Química identificando as limitações e possibilidades no desenvolvimento profissional docente, em vinte e uma Instituições de Ensino Superior (IES), nas cinco regiões brasileiras. A pesquisa envolveu 160 licenciandos, que na época atuavam como bolsistas PIBID em subprojetos Química, que responderam a um questionário com questões discursivas e de múltipla escolha. As questões buscavam identificar o perfil socioeconômico dos bolsistas, compreender as expectativas em relação ao curso de licenciatura em Química, as perspectivas profissionais e as vivências no PIBID. Para se ter uma melhor compreensão das possibilidades, limitações e contribuições do programa, realizou-se um levantamento de artigos científicos, dissertações e teses relacionados ao PIBID. Em função da jovialidade deste programa, muitas destas investigações serviram como referenciais para a análise dos dados obtidos no questionário. Estes foram organizados em duas partes: a primeira, que buscava traçar um perfil socioeconômico dos bolsistas e, a segunda, que buscava verificar se o PIBID tem conseguido alcançar seus objetivos. Assim, a segunda parte foi organizada nas seguintes categorias: i) incentivo à docência; ii) valorização do magistério; iii) integração universidade-escola; iv) criação/participação em práticas de caráter inovador; v) papel do supervisor e, vi) articulação teoria e prática. Apesar destas categorias terem sido baseadas nos objetivos do programa, compreende-se que algumas delas podem ser alcançadas também por outras vias, como as experiências anteriores à licenciatura, assim como as disciplinas pedagógicas e específicas do curso e a vivência na escola a partir do estágio supervisionado. Compreende-se ainda que a interação universidade-escola possibilita aos futuros professores suportes mais bem fundamentados na prática docente e, a partir daí, uma melhoria na perspectiva de sua formação. Assim, buscou-se verificar se a participação dos licenciandos no PIBID evidencia fragilidades e/ou potencialidades nos cursos de formação inicial em Química. Algumas considerações são feitas sobre o programa e as possíveis contribuições para os processos formativos dos futuros professores de Química em diferentes instituições. A partir da identificação destas contribuições foi possível verificar o quanto o PIBID tem possibilitado a aprendizagem sobre a docência e inferir sobre os possíveis impactos tanto para as escolas de educação básica, quanto para a formação dos futuros professores de Química.
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