Contribuições do Laboratório de Ensino do Instituto de Química de Biotecnologia na Formação do Licenciado em Química da UFAL

SILVA, Fábio Adriano Santos da
Contribuições do Laboratório de Ensino do Instituto de Química de Biotecnologia na Formação do Licenciado em Química da UFAL
Maceió/AL, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2010. 110p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elton Casado Fireman).

Resumo Pressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica. Defende-se, então, uma formação baseada na reflexão, alicerçada na racionalidade prática, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química da UFAL, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva. Essa leitura será feita a partir do acompanhamento das aulas de laboratório no IQB, devido a: 1 – observação nas referências específicas sobre formação de professores de química de que as atividades experimentais desenvolvidas nas Universidades estão voltadas aos conteúdos específicos e pouco contribuem para o desenvolvimento didático de aulas práticas nas escolas; 2 – observação, quando aluno da graduação desse curso, da experimentação voltada exclusivamente aos conhecimentos químicos, deixando de lado as contribuições à formação pedagógica que as aulas experimentais podem trazer ao licenciando em química; 3 – implantação do novo projeto pedagógico do curso em 2006, que traça as características de um curso voltado à superação das lacunas apontadas pelos teóricos e pela legislação em vigor na formação de professores até então seguidas.