SILVA, Fábio Adriano Santos da
Contribuições do Laboratório de Ensino do Instituto de Química de Biotecnologia na Formação do Licenciado em Química da UFAL
Maceió/AL, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2010. 110p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elton Casado Fireman).
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Resumo |
Pressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica. Defende-se, então, uma formação baseada na reflexão, alicerçada na racionalidade prática, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química da UFAL, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva. Essa leitura será feita a partir do acompanhamento das aulas de laboratório no IQB, devido a: 1 – observação nas referências específicas sobre formação de professores de química de que as atividades experimentais desenvolvidas nas Universidades estão voltadas aos conteúdos específicos e pouco contribuem para o desenvolvimento didático de aulas práticas nas escolas; 2 – observação, quando aluno da graduação desse curso, da experimentação voltada exclusivamente aos conhecimentos químicos, deixando de lado as contribuições à formação pedagógica que as aulas experimentais podem trazer ao licenciando em química; 3 – implantação do novo projeto pedagógico do curso em 2006, que traça as características de um curso voltado à superação das lacunas apontadas pelos teóricos e pela legislação em vigor na formação de professores até então seguidas.
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