Contribuições da Experimentação para o processo da evolução conceitual no ensino de química

SILVA, Adjane da Costa Tourinho e
Contribuições da Experimentação para o processo da evolução conceitual no ensino de química
/SE, Universidade Federal do Sergipe, UFS, 2000. 184p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ilka Dias Bichara).

Resumo Este trabalho analisa as contribuições da experimentação para evolução de conceitos químicos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvido de acordo com o paradigma de aprendizagem por Evolução Conceitual. Na investigação desenvolvida, enfoca-se a evolução das concepções sobre reação química em uma turma de 31 estudantes da 8ª série do ensino fundamental, onde a professora atuou como pesquisadora. Os dados foram extraídos de pré e pós-testes, questionários aplicados ao longo do processo e transcrições das gravações das aulas. Tomando-se como sistemas de análise a noção do perfil conceitual, ao inicio do processo de ensino, construiu-se o perfil de reação química e elaborou-se um sistema de categorias referentes as pré-concepções dos alunos, as quais encontravam-se inseridas na zona pré-científica do perfil. No decorrer do processo, observou-se o movimento das concepções dos alunos em direção áquelas cientificamente aceitas, de modo que as reações químicas passaram a ser explicadas em função da descrição da alteração das propriedades das substâncias envolvidas e, posteriomente, levando-se em conta uma abordagem atômico-molecular. Todavia, pôde-se verificar em vários momentos, a tendência dos alunos em associarem aspectos sensorialistas dos fenômenos a noções microscópicas, construindo explicações próprias, diferentes das científicas. A análise do processo de ensino evidenciou a contribuição dos experimentos para a construção de idéias nas zonas mais elaboradas do perfil. A abordagem pela qual a experimentação foi desenvolvida nesse estudo, favoreceu a exposição das concepções dos alunos acerca dos fenômenos e a instauração de debates por meio dos quais se estabeleceu tanto o processo de negociação de significados, como as relações entre os níveis fenomenológico e atômico-molecular da química.