MELLO, Irene Cristina de
Contribuições ao ensino da tabela periódica
Cuiabá/MT, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, 1996. 211p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Áttico Inácio Chassot).
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Resumo |
Na tentativa de minimizar dificuldades encontradas no ensino secundário na aprendizagem dos conceitos químicos iniciais, este trabalho investigou o ensino da classificação periódica dos elementos químicos, no primeiro ano do segundo grau, através da análise da realidade deste ensino, da descrição de um ideal para o ensino da tabela periódica e a apresentação de uma proposta para um possível ensino deste conhecimento. A análise da realidade foi realizada através dos livros didáticos de química, adotados em 1995 e de entrevistas com os professores e as professoras da rede pública e particular de ensino da cidade de Cuiabá (MT). Na descrição de um ensino da tabela periódica ideal apresento utopias envolvendo este conhecimento, embasadas a partir do estudo da construção histórica deste saber, bem como da realidade analisada. A proposição do possível no ensino da tabela periódica revelou/revela a tentativa de migrar do ideal para o real no ensino deste assunto. Os resultados que esta investigação tornou evidente permitiram concluir que o ensino da tabela periódica na realidade é guiado pelo livro-texto e a ação docente é um obstáculo ao aprendizado deste assunto. Tais constatações mostraram/mostram que o ensino da tabela periódica é reprodutivista, abstrato, asséptico, histórico e dogmático. A descrição de um suposto ideal para esse ensino mostrou/mostra que existem dois tipos de fatores influenciadores, os da ação política e os da ação docente. A proposta que esta investigação apresenta concebe a História da tabela periódica como a dimensão básica deste conhecimento, e, portanto, necessária de ser contemplada na atividade pedagógica com a química. A proposta é fundamentada numa perspectiva histórica. Esta investigação buscou/busca apresentar contribuições ao ensino da classificação periódica mudando, assim, atual realidade do ensino cuiabano, e com a posterior publicação de artigos originados desta dissertação espera-se apresentar contribuições para este ensino em uma dimensão mais ampla.
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