LOPES, Ednéia Tavares
Contribuição do projeto "Ciências vai à escola" para o ensino de Ciências e de Química
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Instituto de Educação, 2000. 117p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauricéa Nunes).
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Resumo |
Este trabalho teve como objetivo estudar o projeto "Ciências vai à Escola", desenvolvido no período de março de 1990 a março de 1992, pela área de Ensino de Química, do Departamento de Química da UFMT, procurando investigar o seu surgimento, identificar as ações desenvolvidas e suas possíveis contribuições para o ensino de Ciências. Para a análise deste trabalho, adotou-se como referência metodológica, o estudo de caso numa perspectiva histórica. As coletas de dados foram realizadas através de análises documentais e de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados mostrou que a origem deste projeto esteve diretamente relacionada com o desenvolvimento do NAEC - Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências, criado em 1978, com o objetivo de prestar apoio ao ensino de Ciências do 1º e 2º graus, no estado de Mato Grosso. As ações do projeto "Ciências vai à escola" resumiram-se basicamente em visitas às escolas, formação de grupos de estudos, assessorias e realização de Seminários. No período do desenvolvimento do projeto "Ciências vai à Escola", a proposta metodológica ainda baseava-se no Método da Redescoberta, que tinha como proposta básica de atividade a vivência do método científico. A influência e a contribuição do projeto foram analisadas do ponto de vista dos executores e dos participantes. Considerando os objetivos do projeto analisado, pôde-se concluir que este alcançou seus objetivos, no sentido de que possibilitou a formação dos grupos de estudos, colocou os professores da UFMT e os alunos do curso de Licenciatura Plena em Química mais próximos da realidade das escolas públicas e viabilizou a integração entre os órgãos responsáveis pela Educação.
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