BACKES, NEMORA FRANCINE
CONTEXTUALIZANDO A QUÍMICA DA REDE PRODUTIVA DE TABACO NO COTIDIANO DE ESTUDANTES, AGRICULTORES E FAMILIARES: IMPORTÂNCIA, RISCOS E PRECAUÇÕES
Canoas/RS, UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, ULBRA, 2017. 0p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: TANIA RENATA PROCHNOW).
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Resumo |
O presente trabalho busca priorizar o contexto de estudantes do ensino médio, para atividades voltadas ao Ensino de Química, buscando uma aprendizagem significativa e relevante. Utilizou-se nesta pesquisa como tema gerador o “Tabaco”, a fim de contextualizar aulas de Química em escola de município economicamente dependente desta cultura. O objetivo geral busca propor a inserção desta temática na disciplina de Química, relacionando-a com conteúdos específicos curriculares do ensino médio. A partir deste objetivo geral, os objetivos específicos buscam pesquisar sobre a abordagem da temática “Tabaco” em coleção de livros didáticos de Química; desenvolvimento de metodologias para facilitar o ensino e aprendizagem a partir da temática proposta e investigar os resultados a partir da contextualização com o cotidiano dos estudantes. A contextualização é uma ferramenta metodológica que possibilita a aprendizagem significativa de conteúdo e é um modo de ensinar a partir das vivências dos estudantes. A Química é vista por muitos estudantes como complexa e pouco associada ao cotidiano, sendo necessário desmistificar este conceito. A pesquisa, que possui caráter de pesquisa-ação, utiliza como metodologia o método misto, o qual engloba questões de caráter quantitativo e qualitativo. Os sujeitos da pesquisa são estudantes do ensino médio, de escola localizada na Região do Vale do Rio Pardo. Aplicou-se aos envolvidos na pesquisa instrumentos de coleta de dados, como testes de sondagem a fim de caracterizar os pesquisados como oriundos de famílias envolvidas com a cultura do tabaco ou os não envolvidos e com isso diferenciar turma controle de turma experimental. Aplicaram-se questionários e pré e pós testes afim de verificar a associabilidade com a temática tabaco e sua contextualização nas aulas de química. Analisaram-se os resultados através da Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos nesta pesquisa são satisfatórios e apontam que a contextualização é um meio efetivo de associar os conteúdos de química com o cotidiano dos estudantes. Os resultados obtidos quanto à análise de livros didáticos apontou pouca relação com a realidade local da pesquisa, sendo o professor fator determinante para estas abordagens contextualizadas. As relações realizadas pelos estudantes com aulas contextualizadas evidenciam a importância do recurso, pois as assimilações envolveram exemplos do seu cotidiano. Para o ensino de Química, a abordagem tabaco é pertinente e possível de englobar diversos conteúdos específicos de Química, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o tema é pertinente para ser gerador de conhecimento.
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