CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DA QUÍMICA FORENSE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NO ENSINO DA QUÍMICA

NUNES, PAMELA PEREIRA
CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DA QUÍMICA FORENSE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NO ENSINO DA QUÍMICA
MANAUS/AM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, UFAM, 2017. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: RENATO HENRIQUES DE SOUZA).

Resumo Apesar dos avanços na Educação, comumente as aulas de Ensino Médio é conduzido com um excesso de memorização e falta de significado, além do potencial didático dos experimentos serem deficientemente explorados. A inserção de conceitos químicos por meio de abordagens contextualizadas motivou a realização deste trabalho, que levou em consideração a seguinte questão: Como abordar conhecimento científico e significativo no Ensino Médio utilizando a Química Forense de maneira contextualizada? Neste sentido, o estudo apresenta uma proposta de aprendizagem por meio da química forense ligada ao cotidiano do aluno. No formato de minicurso, buscamos investigar a aprendizagem de conceitos químicos por meio dos experimentos forenses em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa, conduzida em uma abordagem qualitativa, foi aplicada no SESC José Roberto Tadros, Zona Oeste, Manaus-AM. Os participantes foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio e um professor de química, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada sob à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados evidenciaram que os alunos têm dificuldade na aprendizagem de conceitos, e que, por meio de aulas contextualizadas, houve maior assimilação de conceitos químicos por eles. Acreditamos que trabalhando conceitos químicos em paralelo com a execução de experimentos temáticos é possível promover uma Aprendizagem Significativa, tendo em vista que todos os experimentos avaliados estão perfeitamente consonantes com o conteúdo de Ensino Médio. Portanto, com este estudo, espera-se promover a aprendizagem de conceitos dos alunos por meio de atividades temáticas, tais como Química Forense, além de enriquecer o aprendizado da Química.
Nível EM
URL https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6388