Contexto histórico e reflexões didáticas do processo de ensino/aprendizagem do conceito de equilíbrio químico

VERZOTO, José Carlos
Contexto histórico e reflexões didáticas do processo de ensino/aprendizagem do conceito de equilíbrio químico
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2008. 120p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adriana Vitorino Rossi).

Resumo Neste trabalho, o tema equilíbrio químico foi objeto de estudo sob perspectiva didática, considerando-se sua relevância em termos conceituais bem como aspectos relacionados ao processo de ensino/aprendizagem, como dificuldades apresentadas na linguagem e interpretação desse conceito apontadas na literatura e por professores do ensino médio. Neste contexto, buscou-se investigar aspectos de desenvolvimento histórico desse conceito, resgatando informações relevantes para subsidiar interpretações críticas de material didático comercial e aprimorar situações propícias ao processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Paralelamente, foram elaboradas 2 propostas didáticas incluindo material de apoio para o ensino de equilíbrio químico. A primeira proposta que envolveu aulas contextualizadas, demonstrações experimentais e abordagem histórica (A) foi trabalhada junto a 3 turmas de estudantes (81 participantes) da 3ª série em 2007, enquanto a outra proposta (B) limitou-se a aspectos teóricos tradicionais e foi aplicada a 9 turmas (236 estudantes) da 2ª e 3ª série em 2006 e 1 (33 estudantes) da 3ª série, em 2007, todas do ensino médio. Utilizando-se de questionários e entrevistas, foram investigadas impressões prévias e pós-aulas desses estudantes sobre questões envolvendo o conceito de equilíbrio químico. Os resultados desta investigação indicaram vantagens no processo de ensino/aprendizagem na aplicação da proposta A, que incluiu situações que oportunizaram o professor problematizar teorias empiristas através da demonstração experimental e da discussão de construção do conhecimento científico sob um olhar histórico, viabilizando desta forma, assim uma abordagem dinâmica da Ciência. Apesar dessa proposta demandar alguns esforços adicionais por parte do professor, principalmente no que diz respeito à realização das demonstrações experimentais e discussão de aspectos históricos, os resultados alcançados são compensadores.