WALVY, Ophelio W. de Castro
Construindo saber docente interdisciplinar: a termogravimetria em um laboratório didático
Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2008. 231p. Tese de Doutorado. (Orientador: Glória R. P. Campello Queiroz).
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Resumo |
O foco principal da presente pesquisa foi mostrar como se desenvolveu a relação entre professores-pesquisadores de Matemática e Física para a construção de saber docente interdisciplinar. Esses professores-pesquisadores foram os principais personagens deste estudo em um mesmo ambiente escolar (Cefet Química). Características dos saberes prévios desses professores foram evidenciadas durante a construção desse saber interdisciplinar. O laboratório didático foi um facilitador para estabelecer as relações interativas interdisciplinares na escola e também para se construir com os alunos conceitos das disciplinas Física, Química e Matemática de uma forma integrada, contextualizada e significativa. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa-ação, que resgatou uma técnica conhecida como Termogravimetria a fim de ser aplicada como atividade experimental em uma aula laboratorial didática, onde os professores-pesquisadores e os alunos de uma turma comum do ensino médio participaram. Evidenciou-se nesta pesquisa o rompimento de barreiras epistemológicas e pedagógicas durante a construção compartilhada de saber docente interdisciplinar pelos professores-pesquisadores, e a necessidade de mudanças que esse saber requer, com o objetivo de buscar o aprimoramento dos docentes para obtenção dos resultados esperados. Pontos enriquecedores foram alcançados para o desenvolvimento profissional de ambos os professores-pesquisadores, tanto para o professor de Matemática (autor desta tese) como para o professor de Física, seu parceiro desde o início da pesquisa. Entre esses pontos, destacamos a possibilidade de se construir na escola, novos caminhos para um trabalho diferenciado com professores e alunos de ensino médio de diferentes disciplinas atuando em comum acordo. O resgate de uma técnica antiga, mas ainda utilizada nos dias de hoje em estudos científicos, foi adaptada para ser aplicada em ambiente escolar, como forma de contextualizar e dar significado aos conteúdos da Física, Matemática e Química, cuja incorporação se deu no transcorrer da pesquisa. A análise do discurso registrado em áudio nos encontros dos professores envolvidos mostrou que o processo de construção dos saberes interdisciplinares desses professores-pesquisadores foi marcado por especificidades práticas da cultura profissional prévia e atual de cada um.
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