HILDENBRAND, Lucí Mary Araújo
Construção e validação de um bloco modular para aquisição de uma competência básica em Ciências na 8ª série do 1º grau
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de Educação, 1984. 445p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Oyara Petersen Esteves).
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Resumo |
Identifica, valida e analisa uma competência básica em Ciências. Constrói e valida material auto-instrucional para promover o domínio do comportamento visado. A competência identificada e validada na 8ª série do 1º grau - interpretar transformações químicas de substâncias simples e compostas a partir de leitura e equações não balanceadas - foi submetida à análise de objetivos, a fim de que suas subcompetências fossem conhecidas. Através dessa análise foram identificadas, validadas e analisadas sete subcompetências. Tanto as subcompetências, quanto suas respectivas tarefas, foram hierarquizadas segundo os níveis taxionômicos do modelo de Gagné. Para cada uma das sete subcompetências, elabora uma unidade modular; o conjunto dessas unidades constitui o bloco modular. Os pressupostos teóricos que orientam a construção e a validação do bloco foram extraídos da FAVIM (Mattos, 1982) - Ficha de Avaliação Intrínseca para Módulos Auto-Instrucionais utilizados pelo Ensino Supletivo (Função suplência), após sofrer as adaptações necessárias ao estudo. Os resultados permitem, a partir do julgamento simultâneo de especialistas em Ciências, Editoração, Línguística e Educação, concluir que o material de ensino construído é válido não só para promover o domínio da competência, como também é instrumento capaz de contribuir para a melhoria dos padrões do ensino de Ciências.
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