CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM VOLTADO À EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, QUÍMICA VERDE E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTA

SOUZA, Fábio Fontana de
CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM VOLTADO À EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, QUÍMICA VERDE E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTA
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vânia Gomes Zuin).

Resumo Com o desenvolvimento das ferramentas que permitem a interação sincrônica e assincrônica entre usuários conectados à internet, os ambiente virtuais de aprendizagem (AVA) tornaram-se extremamente atrativos, sendo adotados por diversas instituições de ensino, principalmente as de ensino superior. No presente trabalho descrevemos a elaboração, utilização e a avaliação de um curso construído no AVA Moodle com o objetivo principal de averiguarmos seu potencial para complementar as aulas da disciplina Experimentação para o ensino de Química 1 e 2, ofertadas aos licenciandos em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do campus de São Carlos. A área do curso no Moodle foi construída para disponibilizar materiais de estudo e atividades que permitissem o diálogo a respeito de questões relativas à experimentação voltada ao ensino com enfoque na sustentabilidade socioambiental e Química Verde. Participaram voluntariamente da pesquisa licenciandos em Química no primeiro e segundo semestres de 2012. Os dados foram coletados por intermédio das produções textuais em fóruns que contaram com a participação de todos os licenciandos, de um questionário e da avaliação final da disciplina Experimentação para o ensino de Química 2. Ao longo da disciplina os alunos utilizaram o ambiente como um locus privilegiado para expressarem-se e para a construção do saber coletivo, visto que essa ferramenta propiciou aos licenciandos o reconhecimento e apropriação de um espaço formativo que favorece o debate, muitas vezes, não possível de ocorrer em sala de aula. Conclui-se que os ambientes virtuais de aprendizagem voltados à formação docente podem potencializar o trabalho realizado em sala de aula.