Construção de modelos e mediação do conhecimento científico na formação inicial dos professores de química: uma análise do processo de ensino da termoquímica

SOUZA, Vinicius Catao de Assis
Construção de modelos e mediação do conhecimento científico na formação inicial dos professores de química: uma análise do processo de ensino da termoquímica
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2014. 283p. Tese de Doutorado. (Orientador: Orlando Gomes de Aguiar Junior).

Resumo As atividades relacionadas à construção social de modelos, conhecidas como Modelagem, têm o potencial para criar um ambiente dinâmico que valoriza as interações dialógicas e as ações multimodais em sala de aula, favorecendo a circulação de ideias e a mediação do conhecimento científico nesse espaço. Com o objetivo de verificar a repercussão dessas atividades na formação inicial dos professores de Química, realizou-se uma pesquisa com 27 estudantes que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II, ofertada no sexto período do curso de licenciatura em Química-Diurno, da Universidade Federal de Viçosa (MG). Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com viés descritivo e interpretativo. Sobre o pesquisador, ele investigou as ações dos licenciandos na turma em que atuava como professor. Todo o processo formativo foi analisado com base na perspectiva Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky, na Teoria da Ação Mediada de Wertsch e em algumas contribuições da Semiótica Social. Após discutirem as atividades baseadas na construção social de modelos para explicar a energia envolvida nas Transformações Químicas, os licenciandos foram confrontados, na avaliação final, com situações que exigiam deles pensar em possibilidades para mediar o conhecimento junto aos estudantes do Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de materiais escritos, notas de campo oriundas da observação participante e filmagens das aulas. As conclusões do trabalho apontam para a importância de se abordar questões relativas à mediação social e semiótica na formação inicial dos professores de Química, proporcionando uma melhor compreensão das múltiplas possibilidades de articulação do conhecimento científico em sala de aula. Isso pode ser inferido com base nos resultados das atividades propostas, que permitiram aos licenciandos desenvolver habilidades relacionadas ao uso dos diferentes recursos mediacionais e de ações multimodais, o que favoreceu a construção de significados em sala de aula. Tal proposta dialoga com as discussões atuais no campo da educação em Ciências, possibilitando aos professores em formação inicial uma compreensão crítica e mais apurada sobre os fundamentos e usos dos modelos no ensino.