Constituição de professores universitários de disciplinas sobre ensino de Química

SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da
Constituição de professores universitários de disciplinas sobre ensino de Química
Piracicaba/SP, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, 2003. 245p. Tese de Doutorado. (Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler).

Resumo Este estudo teve como objetivo analisar um grupo de formadores de professores de Química do Brasil e de Portugal sobre sua história de formação e atuação, buscando indícios que configurem o percurso de suas ações e significações sobre o ensinar a ensinar. E, com base nessas significações, refletir sobre a prática de formação docente em Química. A problemática deste estudo situou-se no âmbito da formação docente e explicitou-se na investigação de como se constituem os formadores de professores de disciplinas sobre ensino de Química? A fim de buscar elementos que permitissem responder a essa questão, foram postas em pauta as seguintes indagações: como alguém se torna professor/formador? Como se dá essa escolha, essa decisão? O que fazem, como e porque fazem o que fazem? Quais significações e ações sobre o ensinar a ensinar podem sinalizar novas alternativas de formação? A investigação foi do tipo qualitativo, tendo como fonte principal de dados a entrevista, cuja técnica utilizada foi a do depoimento. Os depoimentos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos. Os formadores selecionados para a investigação são professores que atuam ou atuaram em disciplinas do ensino de Química, mais especificamente, nas disciplinas de Prática de Ensino, Instrumentação para o Ensino e Didática ou Metodologia de Ensino de Química (Brasil e Portugal) e orientadores de estágio da universidade e da escola secundária (Portugal). A construção dos resultados deu-se por meio de análise realizada à luz do referencial sócio-histórico (contribuições de Vygotsky e seus seguidores) e de pressupostos dos modelos da racionalidade técnica e da racionalidade prática. O estudo não se pretendeu conclusivo. Entretanto, espera-se que reflexões que dele emergem possam servir de fonte geradora de processos críticos e reflexivos sobre a formação docente e particularmente para a formação do formador de disciplinas no ensino de Química e, conseqüentemente, na melhoria das mesmas no âmbito da formação docente inicial.