Conservação e modelo corpuscular - um estudo transversal das explicações dos estudantes para transformações da matéria

TRIVELATO, Gilmar da Cunha
Conservação e modelo corpuscular - um estudo transversal das explicações dos estudantes para transformações da matéria
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 1989. 171p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho).

Resumo Estuda a evolução das noções do modelo corpuscular da matéria e como elas se relacionam com o desenvolvimento das noções de conservação das quantidades físicas, a partir de explicações dadas por estudantes a transformações da matéria. Inclui uma revisão dos trabalhos piagetianos sobre a assunto e de outros relevantes na área de ensino de Ciências sobre o mesmo tema. Identifica as explicações dadas por estudantes a duas transformações que envolvem variações na concentração de matéria, entrevistando clinicamente 44 estudantes entre a 5a série do 1o grau e os primeiros períodos da universidade. Expõe os dados na forma de categorias representativas de diferentes tipos de explicações levantadas e analisadas principalmente em função da idade e escolaridade dos estudantes. Propõe as etapas sucessivas do processo de construção de uma visão corpuscular da matéria.