CONHECIMENTO(S) DOS ALUNOS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA: Uma Sequência Didática em Foco

REIS, DIONES BENTO DOS
CONHECIMENTO(S) DOS ALUNOS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA: Uma Sequência Didática em Foco
Campina Grande/PB, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA, UEPB, 2017. 83p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: PEDRO LUCIO BARBOZA).

Resumo A Química é uma ciência muito bonita e fascinante, mas infelizmente pouco compreendida pelos estudantes. Ainda possui uma resistência grande, principalmente em alunos do ensino médio, até mesmo no ensino fundamental quando há o(s) primeiro(s) contatos com a Química. Dessa forma, a presente pesquisa possui cunho qualitativo, tendo como objetivo a análise do desempenho dos alunos do 1º ano do ensino médio, após a aplicação de uma Sequência Didática desenvolvida em 6 (seis) aulas (etapas), no ensino de Ligações Químicas. Utilizamos um pré-questionário composto de perguntas fechadas, este continha informações referentes ao objeto de pesquisa para termos uma verificação prévia do(s) conhecimento(s) dos alunos. Usamos um diário de campo, onde foram registradas as falas de alguns alunos e professores. Solicitamos uma produção textual sobre o assunto abordado. E por fim, aplicamos uma atividade escrita final a partir dos modelos moleculares elaborados pelos alunos representando os tipos de Ligações Químicas. Nas questões subjetivas (produção textual e atividade final) foi utilizada a análise de discurso e as questões objetivas (questionário) foram colocadas por meio de gráficos e quadro, e posteriormente discutidas. Também utilizamos a análise de discurso para as falas dos alunos e professores registradas durante a aplicação da Sequência Didática. Igualmente, na atividade final construímos um quadro onde realizamos a síntese das respostas dos alunos. Outrossim, as imagens registradas dos alunos durantes a realização das atividades da Sequência Didática foram discutidas. Os resultados apontam que os alunos gostaram da proposta didática, favorecendo ao processo de ensino-aprendizagem. Podemos concluir que os objetivos foram alcançados, uma vez que os alunos foram capazes de se posicionar criticamente e conceituar alguns processos do conteúdo de Ligação Química. Percebemos ainda, que a Sequência Didática é um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser aplicada nas aulas como uma “ferramenta motivacional e auxiliadora” para os alunos, uma vez que seja trabalhada numa perspectiva ativa, promovendo o dialogo (a discursão do tema) dos alunos entre si, conduzindo-os inicialmente acerca do conteúdo abordado, tendo como intenção despertar sua capacidade autônoma de questionamento do mundo que os cerca.
Nível EM
URL http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3491