Condições de trabalho de professores de química da rede estadual de ensino de Santa Catarina: um estudo de caso das políticas públicas para a escola em tempo integral

FILHO, Vanderlei José Valim Vieira
Condições de trabalho de professores de química da rede estadual de ensino de Santa Catarina: um estudo de caso das políticas públicas para a escola em tempo integral
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2017. 173p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Leandro Eichler).

Resumo Este estudo apresenta as percepções de professores de Química sobre suas condições de trabalho e investiga como essas condições podem influenciar em seu desenvolvimento profissional. Na tentativa de compreender melhor as condições de trabalho dos professores de Química, investigou-se como a configuração e reconfiguração do ProEMI (Programa Inovador do Ensino Médio) afetou as condições de trabalho dos professores e seu próprio desenvolvimento profissional. Os sujeitos da pesquisa são professores temporários admitidos (ACT) pela Rede Estadual de Educação de Santa Catarina (REESC). Por meio da seleção desta categoria de professores buscou-se verificar a influência da Lei 16.861 / 2015 no cotidiano dos professores. A partir da análise documental, demonstra-se que o ProEMI vai perdendo gradativamente suas características básicas, tanto em termos de configuração em relação às condições de ensino do REESC quanto em relação às concepções educacionais subjacentes a este programa. A pesquisa com os professores foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas qualitativamente por meio da Análise Textual Discursiva. Investigou-se como as condições de trabalho dos professores têm sido afetadas pelas ações gerenciais na área de educação do Estado de Santa Catarina. A partir da fala dos entrevistados identificou-se que o contexto do ProEMI pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores. Também foi possível observar, a partir das falas dos entrevistados, mudanças no cotidiano dos professores, no sentido da precariedade do trabalho desses profissionais, devido à redução do tempo destinado ao planejamento nas ações do Inovador. Ensino médio fato que também pode ter contribuído para o aumento do número de turmas em que o professor atua. Também foi identificado que a Lei 16.861, que, entre outros aspectos, regulamenta a contratação de professores temporariamente admitidos no REESC, pode estar associada ao elevado número de faculdades onde atuam docentes. Buscou-se, de forma ampla, compreender como os professores de química entendem que as reformas na área educacional são uma proposta pelo atual Governo Federal, as quais estão associadas a um processo de transição de políticas públicas, liderado por uma nova aliança conservadora.
Nível EM
URL https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187000