Condições atuais e perspectivas do ensino de Química no segundo grau : um estudo em escolas de Natal/RN

ROCHA, Ibiraci Maria Fernandes
Condições atuais e perspectivas do ensino de Química no segundo grau : um estudo em escolas de Natal/RN
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 1988. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Merion Campos Bordas).

Resumo Objetiva identificar diferentes aspectos que interferem nos sentimentos de alunos em relação ao ensino de Química nas 3as séries do 2o grau de três escolas, sendo duas públicas e uma particular, da cidade de Natal/RN. Apresenta os dados, coletados por meio de entrevistas e observações em sala de aula, os quais evidenciam o predomínio da atitude desfavorável dos alunos em relação à disciplina, descrita como complexa, difícil e desvinculada da realidade cotidiana. Constata que tais resultados confirmam, mais uma vez, a urgente necessidade de transformar radicalmente o ensino da Química tanto no 2o grau quanto em nível de formação de professores, buscando torná-lo um elemento efetivo de uma educação crítica e emancipadora.