CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SOLUBILIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO

AZZOLIN, Kelli Anne Santos
CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SOLUBILIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO
Santa Maria/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2012. 49p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nilda Berenice de Vargas Barbosa).

Resumo O conhecimento das concepções prévias dos estudantes constitui uma ferramenta de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas podem auxiliar de forma significativa no planejamento de atividades pedagógicas. Um conceito fundamental em Química e pouco explorado nas investigações sobre concepções prévias é o conceito de solubilidade, o qual está presente em uma vasta gama de situações do cotidiano. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivos: investigar as concepções prévias de estudantes do Ensino Médio sobre solubilidade; averiguar se os professores de Biologia e Química desenvolvem atividades experimentais e interdisciplinares sobre o tema; e elaborar uma apostila com experimentos sobre solubilidade. O estudo foi realizado em Escolas Públicas de Santa Maria-RS e Rosário do Sul-RS e envolveu 314 estudantes e 30 professores de Biologia e Química. A fim de investigar as concepções dos estudantes, foi utilizado para coleta de dados um questionário semi-estruturado composto por questões referentes ao conceito de solubilidade, a aplicabilidade deste conceito no dia a dia e a existência de correlação deste conteúdo com os trabalhados em Biologia. Com relação aos professores de Biologia e Química, foi utilizado um questionário fechado composto por questões referentes à carga horária dos professores, a realização de aulas práticas e a abordagem interdisciplinar do conteúdo solubilidade. De forma geral, verificou-se com este estudo, que os estudantes possuem conhecimentos sobre o tema solubilidade, porém pouco ancorados em conhecimentos científicos e que também relacionam a importância deste conhecimento principalmente com a Alimentação. Os resultados obtidos, também mostram que a maioria dos professores não trabalha o tema Solubilidade de forma interdisciplinar e nem realiza atividades experimentais sobre conteúdos relacionados. Pode-se concluir que alguns professores ainda mantêm um Ensino fragmentado e compartimentalizado, onde o estudante é um mero receptor de conhecimentos. Após a análise dos dados obtidos, será elaborada uma apostila com experimentos sobre solubilidade, a qual será distribuída aos professores participantes da pesquisa. Pretende-se auxiliá-los na execução destes experimentos e no desenvolvimento de novas atividades experimentais em sala de aula.