SILVA, Luiz Ernani Aguiar
Concepções Epistemológicas de Professores Atuantes em Atividades Experimentais no Curso de Licenciatura Plena em Química da PUCRS
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC RS, 1999. 130p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roque Moraes).
|
Resumo |
O objetivo central da pesquisa foi compreender as concepções epistemológicas de professores do curso de licenciatura plena em química da PUCRS, que trabalham no ensino experimental. Participaram deste estudo doze professores, entrevistados individualmente, e foram selecionados vinte e quatro roteiros de experimentos usados na parte experimental de disciplinas ministradas por esses professores. A análise de conteúdo dos dados obtidos a partir das entrevistas e dos roteiros, evidenciou a predominância de uma concepção empírico-positivista, principalmente quando retrata a transmissão do conhecimento pelo professor que é o condutor do processo de aprendizagem dos alunos. Outro indicativo desta epistemologia, emerge a partir da análise dos roteiros com introduções, teórico- ilustrativas, procedimentos experimentais inflexiveis e questionamentos diretos sobre os fenömenos observados, caracterizando que a prática serve apenas para comprovar a teoria. Surgiram também algumas concepções interacionistas, quando os professores se colocam como mediadores da aprendizagem, entendendo o conhecimento como conservação que leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. A superação da concepção empírico-positivista, é fundamental para que se amplie o desenvolvimento de propostas interacionistas, que produzam mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem na área experimental da química.
|