Concepções dos professores de química sobre currículo

FERRAZ, Lúcia Corrêa
Concepções dos professores de química sobre currículo
Cuiabá/MT, Portal da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2003. 110p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauricéa Nunes).

Resumo Nos últimos anos, o Currículo, como tema, ganhou amplas discussões. Junto à estas discussões evidenciou-se também o estudo e a pesquisa sobre as concepções dos professores acerca do Currículo. Acredita-se que essas concepções possam influenciar a construção de Currículos no sentido de explicitar e permitir escolher a forma, a estrutura e o conteúdo a ser trabalhado. Essas questões, dentro de uma perspectiva teórico-prática, podem adquirir um papel fundamental nos métodos de ensino dos educadores. As concepções que os professores de Química possuem sobre Currículo também podem sofrer influências semelhantes. Desta forma, compreende-se então, que o ensino de Química pode ser analisado à luz das diferentes concepções de Currículo. Partindo deste pressuposto, este trabalho teve por finalidade, pesquisar as concepções sobre Currículo apresentadas pelos professores de Química das Escolas Públicas Estaduais do Município de Cuiabá-MT. Considerando as contribuições dentro das limitações previstas, definiu-se Currículo a partir das concepções apresentadas por pesquisadores mais expressivos da literatura especializada. A pesquisa foi referenciada a partir dos pressupostos teóricos propostos por Traldi (1984). Referenciou-se também nas teorias propostas por Sacristán (2000), que sugere a perspectiva teórico-prática do Currículo. As respostas dos professores de Química pesquisados foram analisadas, organizadas e categorizadas segundo esses referenciais teóricos. Buscou-se também discutir a relação entre Currículo e formação de professores e as influências que estes recebem durante à sua formação. O resultado da pesquisa mostrou que a maioria dos professores de Química ainda apresentam suas concepções centradas no conhecimento ou matéria (conteúdo programático) ou na soma de exigências acadêmicas (conteúdos, exposição sistemática, saber elaborado), implicando num ensino de transmissão de conhecimento (ensino tradicional).