Concepções dos Professores de Alunos Sobre o Processo de Avaliação da Disciplina Química no Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais – Campus Bambuí

SALES, José Antônio Santana de
Concepções dos Professores de Alunos Sobre o Processo de Avaliação da Disciplina Química no Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais – Campus Bambuí
Seropédica/RJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, 2010. 61p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Cristina Souza dos Santos).

Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar o rendimento escolar dos alunos na disciplina Química a partir do estabelecimento de relação com outras disciplinas dos Cursos de Ensino Médio e Técnico e investigar entre os professores suas concepções sobre avaliação e o ensinoaprendizagem da disciplina Química. Para tanto, fez-se uma revisão de literatura sobre a prática de avaliação no contexto escolar destacando-se os aspectos sócio-cognitivo, filosófico, metodológico, bem como os aspectos históricos. É uma pesquisa de característica qualitativa e quantitativa. Ela é qualitativa ao investigar, entre os professores de Química, a avaliação do processo ensino-aprendizagem nessa disciplina através de questionário semi-estruturado; e quantitativa ao identificar os índices de desempenho escolar nas demais disciplinas. O material considerado para este estudo compreende as papeletas de notas registradas pelos professores das diferentes disciplinas do ensino médio das três séries e uma população de três professores de Química do atual Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. A investigação sobre o desempenho dos alunos nas disciplinas compreende as três séries durante os anos de 2004 a 2006 Na análise dos resultados das avaliações das diferentes disciplinas constatou-se que aquelas que pertencem a área de ciências e matemática são as que possuem mais baixo desempenho, com alto índice de dependência. Embora a disciplina Química seja apresentada pela comunidade escolar como sendo a de pior desempenho por parte dos alunos, verificou-se que muitas vezes ela apresenta-se com o mesmo índice de dependências em relação às demais disciplinas. A grande justificativa dos docentes sobre as dificuldades dos alunos em relação à disciplina Química está na Matemática. A pouca ou quase nenhuma participação dos pais dos alunos nas questões escolares é também para os professores um fator que dificulta o desenvolvimento escolar.