CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA SOBRE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA ENTRE AS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUA RELEVÂNCIA NO ENSINO E NA SOCIEDADE

CAMARA, VANESSA FERNANDA DA SILVEIRA
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA SOBRE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA ENTRE AS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUA RELEVÂNCIA NO ENSINO E NA SOCIEDADE
Canoas/RS, UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, ULBRA, 2017. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: ROSSANO ANDRE DAL FARRA).

Resumo No contexto do Ensino Médio atual, a relevância do ensino de Química é indubitável, pois participa de forma dinâmica de nosso cotidiano, nas estruturas dos organismos, nos utensílios, na alimentação, nos medicamentos e nos demais componentes de nossa vivência material. Sua inserção no ensino formal está ligada às DCNEM e busca o desenvolvimento de cidadãos ativos socialmente, que façam suas escolhas por meio de seus conhecimentos e desenvolvam senso crítico. O presente trabalho buscou investigar de maneira comparativa as concepções dos alunos no decorrer do Ensino Médio Politécnico de uma escola da Rede Pública Estadual no município de Canoas-RS, sobre os conhecimentos químicos adquiridos na escola e qual suas influências nas asserções de valor na vida em sociedade, além de seu papel no cotidiano das pessoas. A pesquisa procura verificar se há evolução das concepções dos estudantes com o passar dos anos de Ensino Médio. Nesse sentido, por meio da associação entre o método qualitativo e quantitativo, foi realizada a coleta e análise dos dados para então discorrer sobre os resultados e fazer inserções pertinentes. Foram utilizados nesse processoa Pesquisa com Métodos Mistos incluindoa Análise de Conteúdo e Análises Estatísticas Descritiva e Inferencial. Entendeu-se que os alunos do Ensino Médio demonstram uma evolução no estabelecimento de relações entre a química e suas experiências de vida, remetendo a um progresso de suas concepções sobre os conhecimentos químicos. O trabalho buscou fornecer subsídios aos professores de Química, com vistas às melhorias nas práticas de ensino, trazendo discussões sobre como fazer a contextualização do ensino de Química e seu currículo.
Nível EM