Concepções do professor sobre seu papel mediador na construção do conhecimento do conceito ÁTOMO

ROMANELLI, Lilavate Izapovitz
Concepções do professor sobre seu papel mediador na construção do conhecimento do conceito ÁTOMO
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1992. 245p. Tese de Doutorado. (Orientador: Maria Cecília Rafael de Góes).

Resumo Investiga a forma pela qual o professor concebe o seu papel de mediação no processo de conhecimento que se desenvolve na apropriação pelo aluno do conceito átomo. Coleta dados por meio de transcrição de aulas sobre o átomo, de três professores de escolas públicas, questionário e entrevistas aplicados aos alunos após o ensino sobre o átomo e entrevistas com cada professor. Nestas entrevistas, apresenta ao professor os dados já coletados sobre o ensino e a aprendizagem relativamente à unidade focalizada. Efetua análise proposicional tanto das aulas quanto das respostas dos alunos e análise de conteúdo das falas do professor nos encontros. Procura, então, diagnosticar a percepção dos professores sobre seu papel no processo, através da investigação de suas concepções de ensino, de aprendizagem e do conceito átomo. Na consideração dos dados de aprendizagem, os professores apresentam baixa reflexividade quanto aos aspectos afeitos ao processo ensino-aprendizagem, tendendo a justificar as concepções dos alunos a causas externas à sua própria ação pedagógica. Os professores não apresentam evidências de que compreendem como se estabelecem as relações entre os elementos professor, aluno e objeto de conhecimento, enquanto processo de co-construção. Observa, ainda, uma tendência do professor a tratar o átomo em termos factuais, negligenciando seu caráter de modelo e sua natureza de alta generalidade.