ROMANELLI, Lilavate Izapovitz
Concepções do professor sobre seu papel mediador na construção do conhecimento do conceito ÁTOMO
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1992. 245p. Tese de Doutorado. (Orientador: Maria Cecília Rafael de Góes).
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Resumo |
Investiga a forma pela qual o professor concebe o seu papel de mediação no processo de conhecimento que se desenvolve na apropriação pelo aluno do conceito átomo. Coleta dados por meio de transcrição de aulas sobre o átomo, de três professores de escolas públicas, questionário e entrevistas aplicados aos alunos após o ensino sobre o átomo e entrevistas com cada professor. Nestas entrevistas, apresenta ao professor os dados já coletados sobre o ensino e a aprendizagem relativamente à unidade focalizada. Efetua análise proposicional tanto das aulas quanto das respostas dos alunos e análise de conteúdo das falas do professor nos encontros. Procura, então, diagnosticar a percepção dos professores sobre seu papel no processo, através da investigação de suas concepções de ensino, de aprendizagem e do conceito átomo. Na consideração dos dados de aprendizagem, os professores apresentam baixa reflexividade quanto aos aspectos afeitos ao processo ensino-aprendizagem, tendendo a justificar as concepções dos alunos a causas externas à sua própria ação pedagógica. Os professores não apresentam evidências de que compreendem como se estabelecem as relações entre os elementos professor, aluno e objeto de conhecimento, enquanto processo de co-construção. Observa, ainda, uma tendência do professor a tratar o átomo em termos factuais, negligenciando seu caráter de modelo e sua natureza de alta generalidade.
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