Concepções de professores sobre a implementação do programa oficial de Química na escola secundária chilena

VALLEJOS, Nora Jacqueline Faúndes
Concepções de professores sobre a implementação do programa oficial de Química na escola secundária chilena
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1993. 145p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler).

Resumo Desde 1990, vem sendo implementado nas escolas chilenas, o programa oficial para o ensino de Química, elaborado por professores universitários, por solicitação do Ministério da Educação daquele país. Alijados de tal elaboração, cabe aos professores secundários de Química aplicarem tal proposta em seus cursos. Para tal, têm em mãos o documento oficial, que se limita à apresentação de objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos nos quatro anos de educação secundária. Neste contexto, investiga as concepções de professores de Química chilenos sobre a implementação da referida proposta, como a utilizam em sala de aula e quais suas críticas e sugestões. Aplica um questionário a 34 professores, dos quais 18 foram também entrevistados. Procede a uma análise da proposta curricular e dos dados obtidos com os professores, tomando por base referencial teórico estabelecido mediante revisão da literatura internacional sobre as tendências curriculares em Educação Química nos últimos anos. Constata que os professores alteram significativamente a proposta curricular para torná-la mais congruente com as suas concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem de Química e com o contexto escolar no qual atuam. Apresenta sugestões que priorizam a participação de professores na elaboração de propostas curriculares para que estas possam ser efetivamente implementadas.