CONCEPÇÕES DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE ELETROQUÍMICA

BRAGANÇA, Michell Henrique de
CONCEPÇÕES DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE ELETROQUÍMICA
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Hélder Eterno da Silveira).

Resumo Este trabalhou apresenta resultados de investigação sobre as concepções de egressos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia, com relação ao ensino e aprendizagem de eletroquímica. Para a coleta de dados realizamos entrevistas que foram conduzidas coletivamente, com aproximações à metodologia de grupo focal, o qual foi constituído por cinco professores. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritas para realizar a análise das falas dos participantes que foi feita pelo cruzamento com as informações obtidas da literatura. A partir dessa análise pudemos identificar algumas concepções dos professores sobre ciência e sobre o ensino de eletroquímica. Pela análise dos relatos dos participantes da pesquisa e pelas informações obtidas da literatura, constatamos que os mesmos tiveram um aprendizado com várias lacunas durante a educação básica. Verificamos, também, que a formação em nível superior, foi pouco destacada pelos participantes quanto ao seu aprendizado sobre o conteúdo de eletroquímica. Entretanto, as experiências profissionais com a eletroquímica em sala de aula, ou os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas durante a graduação, possibilitaram aos participantes uma visão mais ampla sobre a educação e, consequentemente, sobre o ensino de eletroquímica. Os professores mostraram conhecer diferentes materiais didáticos para o ensino de eletroquímica, possíveis temáticas para problematizar o ensino de eletroquímica, e também reconhecem as limitações e as dificuldades existentes para o ensino deste conteúdo.