Concepções a respeito da construção do conhecimento científico: uma análise a partir de textos produzidos por alunos de graduação em Química

REZENDE, Flávio Silva
Concepções a respeito da construção do conhecimento científico: uma análise a partir de textos produzidos por alunos de graduação em Química
São Carlos/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2005. 114p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Salete Linhares Queiroz).

Resumo O presente trabalho foi realizado em duas etapas: (a) produção de um Guia de Estudos no qual a história do desenvolvimento da química estrutural foi usada como base para a discussão de aspectos importantes a respeito da produção do conhecimento científico; (b) desenvolvimento de uma experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado em um curso de graduação em química. O impacto da experiência pedagógica nas concepções dos estudantes a respeito da natureza da ciência e a viabilidade do uso da história da química no ensino de química foram investigados. Técnicas de pesquisa qualitativa foram utilizadas nesta investigação. Em particular, solicitou-se aos estudantes a produção de um texto sobre suas idéias a respeito da natureza do trabalho científico. As idéias por eles expressas foram categorizadas qualitativamente com relação ao entendimento sobre as características essenciais do trabalho científico e as visões deformadas da ciência, segundo Pérez e colaboradores. Os resultados demonstraram evidências da possibilidade do uso do Guia de Estudos como um eficiente instrumento para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de um entendimento adequado acerca da natureza da ciência. Ou seja, a experiência pedagógica ajudou-os a compreender que o conhecimento científico é uma atividade que resulta da atuação, imaginação e criatividade humana. Ela também foi útil para ajudá-los a entender que não existe um único método a ser seguido nas investigações científicas.