SARAIVA, FRANCISCO ALBERTO
CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Fortaleza/CE, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, 2017. 0p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS).
|
Resumo |
O conteúdo de Concentração de Soluções (CS), na disciplina de Química, tem se apresentado como uma das grandes dificuldades para estudantes do Ensino Médio. Na maioria das vezes, os estudantes não conseguem transpor a linguagem matemática, como, por exemplo, a relação massa/volume para a linguagem química na preparação de uma solução. A utilização de Atividade Experimental (AE) no Ensino de Ciências vem sendo constantemente citada na literatura como objeto de estudo por diversos pesquisadores que procuram avaliar a sua importância e o seu efeito na relação ensino e aprendizagem. Diante desse cenário, buscou-se investigar as contribuições de Atividades Experimentais (AEs) para uma Aprendizagem Significativa (AS) a partir do conceito de CS por estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ana Bezerra de Sá, localizada no Município de Eusébio, Ceará. Tomou-se como referencial para essa discussão a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, a qual permite analisar a potencialidade do conteúdo e a predisposição do estudante na assimilação do mesmo. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa quanti-qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso. Para tanto, foram planejadas e desenvolvidas aulas sobre o assunto com carga horária de 14 horas/aulas para turmas do 2º ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados com os estudantes das referidas turmas através da aplicação de questionário com perguntas abertas, sendo as mesmas analisadas adotando os Níveis da Escala de Herron e de entrevista, que foram confrontados com os pressupostos para uma AS. A análise dos dados leva a concluir que a AE, na abordagem do conceito de CS, contribui para AS, pois os estudantes apresentaram evolução em suas respostas. Assim, espera-se que esta pesquisa venha a contribuir para que os professores procurem acrescentar em suas aulas AEs planejadas, principalmente no estudo de CS para que diminua a distância entre o conteúdo e o estudante, proporcionando uma aprendizagem mais significativa.
|