JUNIOR, Jorge Lampe Narciso
Conceitos de química na educação básica e na academia: aproximações e distanciamentos
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2008. 150p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo).
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Resumo |
Este trabalho analisou livros de Ciências do ensino fundamental e livros de Química do ensino médio, verificando o tipo de distância que mantém do conhecimento de referência. Considerou-se como conhecimento de referência àquele que é objeto de estudo do professor em formação, representado, portanto, pela bibliografia básica adotada no curso de Licenciatura em Química da Universidade de São Paulo. Para diferenciar os tipos de distanciamentos encontrados, elaborou-se uma ferramenta, por meio da quais os distanciamentos foram classificados em dois grupos, ambos decorrentes da transposição didática. Um deles seria o distanciamento vertical, originado pela transposição do conhecimento científico para cada nível de ensino, sendo necessário para permitir o aprendizado para alunos de diferentes faixas etárias. O outro tipo de distanciamento seria o horizontal, o qual se caracteriza por não ser essencial ao aprendizado do aluno em seu nivel de ensino, sendo decorrente de seu laxismo em relação ao conhecimento de referência. Foram comparados os distanciamentos horizontais encontrados em diferentes níveis de ensino. Apesar de nem todos eles implicarem obstáculos para a aprendizagem dos alunos, muitos daqueles apresentados pelos resultados desta pesquisa evidenciam esta característica. Esta pesquisa encontrou uma frequência de distanciamentos horizontais nos conceitos de livros de Ciências do ensino fundamental, significativamente maior do que a encontrada nos livros de Química do ensino médio.
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