CARAMEL, Neusa June Carlton
Conceitos de Eletroquímica e a circulação de corrente elétrica
/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), 2006. 138p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jesuina Lopes de Almeida Pacca).
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Resumo |
Nossa pesquisa procura conhecer a interpretação que os alunos dão às reações de óxido-redução, responsáveis pela gera''cão de corrente elétrica e como as relacionam com a circulação de corrente elétrica nos materiais, particularmente aos aspectos microscópicos relativos à movimentação dessas cargas. Escolheu-se o fenômeno que ocorre numa pilha que é ultilizada para produzir corrente elétrica ao longo de um condutor e de uma eletrólise que ultiliza a corrente elétrica para realizar transformações químicas. Considerando-se que essas interpretações possam constituir conceitos alternativos então, colocou-se a hipótese de que esses conceitos, como costumam ser ensinados, são tais que não possibilitam o entendimento relativo à circulação das cargas em tais transformações. A pesquisa foi realizada envolvendo 125 alunos, doa quais 73 alunos da 3ª série do Ensino Médio e 52 alunos do 3ª ano do curso de Licenciatura e Bacharelado de Química, que haviam estudado o tema Eletroquimica no ano anterior. O instrumento por nós utilizado para a obtenção de dados, foi essencialmenteconstituido por duas questões com três itens cada uma, tratando do processo químico que se estabelece numa pilha e durante a realização de uma eletrólise. Encontramos em nossos alunos dificuldades ao explicarem os fenômenos microscópicos que ocorrem nas células em operação, pois na maioria dos casos as explicações não dão conta dos conteúdos estabelecidos cientificamente. A grande maioria das explicações apenas admite a corrente eletrônica, ou seja, elétrons circulam através do condutor metálico, de um ponto a outro do circuito, já que é este modelo que o aluno possui das aulas de física. Quando se referem à condução no eletrólito apresentam concepções alternativas bastante incoerentes e longe da explicação científica.
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