COMUNIDADES KALUNGA E JARDIM CASCATA: REALIDADES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

FRANZÃO, Juliana Moraes
COMUNIDADES KALUNGA E JARDIM CASCATA: REALIDADES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
UBERLÂNDIA/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2017. 200p. Tese de Doutorado. (Orientador: GUIMES RODRIGUES FILHO).

Resumo Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de responder à questão: “Quais são as realidades, perspectivas e desafios do Ensino de Química na Educação Escolar Quilombola frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (DCNEEQEB)?”. Para responder tal pergunta foi realizado estudo nas turmas de Ensino Médio de duas Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado de Goiás, o Colégio Estadual Jardim Cascata, localizado no Bairro Jardim Cascata, para atender à Comunidade Quilombola Urbana Jardim Cascata e Delfiori, do município de Aparecida de Goiânia, e em seis Colégios da Comunidade Quilombola Kalunga, situada na zona rural dos municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. O levantamento de dados ocorreu a partir da convivência, diálogo, entrevistas semiestruturadas, e realização de aulas de Química junto à comunidade estudantil e membros de cada comunidade. A metodologia utilizada tem como foco a pesquisa qualitativa etnográfica em que um caso é estudado em profundidade e no levantamento dos dados, foi utilizada uma abordagem qualitativa. O trabalho envolveu 6 escolas que oferecem o Ensino Médio no Território Kalunga de Goiás e 1 escola em Aparecida de Goiânia, 3 Diretores, 2 Coordenadores Pedagógicos, 7 Professores de Química, a Comunidade Escolar (Estudantes do Ensino Médio, Merendeira, Serviços Gerais, Secretárias), Matriarca e Professores Aposentados da Comunidade Kalunga, Membros da Comunidade Quilombola Kalunga, Presidente da Associação Quilombola Urbana Jardim Cascata e Membros da Comunidade. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, a primeira ocorreu no Colégio Estadual Jardim Cascata, junto aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, nível Ensino Médio, matriculados no 1°, 2°, 3° e 4° períodos, professor da disciplina de Química, e membros da comunidade estudantil e Comunidade Quilombola Urbana Jardim Cascata, com a participação nas atividades do Colégio, dando prioridade ao acompanhamento das aulas de Química, elaboração e realização de aulas nas turmas mencionadas, aplicação de questionário e entrevistas. Na segunda etapa deste estudo, concomitantemente com a pesquisa então realizada na primeira etapa, buscamos outras escolas para dar continuidade à coleta de dados. A continuidade do estudo foi realizada nas Escolas Estaduais da Comunidade Quilombola Kalunga, localizadas no campo, junto com as suas comunidades estudantis e comunidades sociais. Como resultado da pesquisa, verificou-se que as escolas possuem várias semelhanças, mesmo sendo uma urbana e as demais do campo. Todas as escolas são classificadas como quilombolas por estarem localizadas em territórios quilombolas, possuem um Currículo Escolar Referência, o qual é utilizado para o Ensino de Química em todas as Escolas Estaduais do Estado de Goiás, e carecem de Projetos Políticos Pedagógicos das escolas que venham dialogar com as necessidade das escolas, principalmente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa traz como proposta a necessidade de criar Cursos de Graduação em Licenciatura Quilombola, ofertar Cursos de Formação para os docentes que atuam na Educação Escolar Quilombola e produção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Química que dialoguem com o cotidiano das Comunidades Remanescentes de Quilombo valorizando os saberes tradicionais existentes nas comunidades e que possam ser utilizados nas aulas como forma de aproximar o discente da sua própria realidade, colocando-o como protagonista do seu processo de formação escolar. Dessa forma, o Ensino de Química contribuirá para a alfabetização científica que mantenha, resgate e valorize as culturas dos discentes superando as dificuldades relacionadas ao seu processo histórico de lutas e permitindo o verdadeiro reconhecimento e orgulho do seu povo.
Nível EM
URL https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20615