COMUNIDADE DE INDAGAÇÃO ONLINE: PESQUISA-FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS

SILVA, WILLIAN RUBIRA DA
COMUNIDADE DE INDAGAÇÃO ONLINE: PESQUISA-FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Rio Grande/RS, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2017. 21p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: VALMIR HECKLER).

Resumo Nessa dissertação de mestrado, do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG), voltamos nosso olhar para a formação de professores na pós-graduação e assumimos como objetivo central compreender o que é isso que se mostra dos aspectos teóricos/práticos da pesquisa-formação em uma comunidade de indagação online de professores de Ciências. Com esse propósito, trabalhamos em três etapas interconexas: a primeira abrange revisão bibliográfica; a segunda descreve a construção do campo empírico em um coletivo de professores da área de Ciências; a terceira engloba a análise dos aspectos teórico/práticos emergentes da comunidade formada na disciplina de Indagação Online na Experimentação em Ciências (IOEC), ofertada no PPGEC/FURG, ao longo segundo semestre de 2015. Na revisão bibliográfica, desenvolvemos interlocuções teóricas que nos ajudaram a significar o termo “comunidade” em contexto sociológico, psicológico e educativo. Apresentamos os aspectos históricos de como os pesquisadores de Educação em Ciências no Brasil vem trabalhando o tema “comunidades” no campo de formação de professores de ciência a partir da análise dos estudos disponíveis nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Constituímos o corpus de análise a partir dispositivos de pesquisa, registrados na disciplina pela comunidade de professores, por exemplo: AVA Moodle, fóruns, hiperlinks, vídeos, fotos, Excel e textos no Google Drive. A partir da descrição inicial, construção de significados e interlocuções a partir dos registros desenvolvidos pela comunidade de professores construímos compreensões a partir da Análise Textual Discursica (ATD). Nessa perspectiva assumimos o estudo como uma pesquisa-ação prático-colaborativa com base filosófica da fenomenologia hermenêutica em que analisa o campo empírico através da ATD. Registramos três categorias emergentes: 1) A comunidade debate/pratica a experimentação investigativa; 2) Ações e linguagens na comunidade constituem a experimentação; 3) Ferramentas e princípios da comunidade estruturam a atividade. Neste sentido, objetivando responder a pergunta inicial da dissertação e a partir dos argumentos emergentes das categorias, constituímos o argumento aglutinador: A indagação online constitui comunidade investigativa e colaborativa de professores com ações mediadas por diversas linguagens.
Nível ES
URL http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1271/811