Componentes metodológicos como estratégia para a aprendizagem significativa no ensino da Química

HARTWIG, Dácio Rodney
Componentes metodológicos como estratégia para a aprendizagem significativa no ensino da Química
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, 1981. 277p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Pedro L. O. Volpe).

Resumo Elabora, aplica e avalia um texto didático de eletroquímica destinado a alunos do 2º grau. Verifica a eficiência do material na transmissão do conteúdo e obtém dados para possíveis reformulações. O texto, embora elaborado a partir de experiências acumuladas no magistério, encontra fundamentos nas principais teorias de ensino e aprendizagem. A aplicação ocorre em um dos colégios da cidade de São Carlos (SP), durante seis semanas. Participam do experimento setenta (70) alunos do período diurno, pertencentes ao 3º ano colegial do setor secundário. A média de idade está concentrada entre 17 e 18 anos. Faz um delineamento de pesquisa do tipo pré e pós-teste, sem grupo de controle. Após considerações sobre os dados obtidos, opta por um teste estatístico não paramétrico: o teste do sinal de Wilcoxon para grandes amostras. O resultado da avaliação, baseado no rendimento dos alunos e questionário, indica a viabilidade do material, havendo, entretanto, a necessidade de algumas reformulações. Sugere que os componentes metodológicos de ensino utilizados no texto sejam generalizados para outras disciplinas, além de Química.