CHASSOT, Attico Inácio
Comparação de dois instrumentos de avaliação: questões objetivas x questões de resposta livre
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Educação, 1976. 163p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ray Arthur Chesterfield).
|
Resumo |
Compara dois dos mais usados instrumentos de avaliação da área cognitiva em Química Geral no 3º grau: questões de respostas livres e questões objetivas. A pesquisa foi realizada em uma disciplina de Química Geral de uma Universidade de Porto Alegre, no 1º semestre de 76, onde os alunos de uma das turmas, escolhidos aleatoriamente, foram divididos, também aleatoriamente, em dois grupos. Um dos grupos, grupo Alfa (N=32), fez todas as verificações da disciplina com questões de respostas livres e para o grupo Beta (N=32) foram usadas apenas questões objetivas. No final do semestre, ambos os grupos fizeram uma prova igual, com metade das questões objetivas e metade das questões de respostas livres. Durante o semestre, os dois grupos tiveram todos os demais tratamentos idênticos. Pergunta-se também aos estudantes as preferências pelo tipo de prova, crédito de justiça que votaram a um e outro instrumento de avaliação. Avalia o tempo gasto nas diversas etapas, usando um e outro instrumento de avaliação.
|