Combustão, Flogístico e Oxigenação: História e Mudança Conceitual em Alunos do Ensino Médio

SIMÃO, Nelson Avila
Combustão, Flogístico e Oxigenação: História e Mudança Conceitual em Alunos do Ensino Médio
Londrina/PR, Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2003. 136p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Francisco Assis de Queiroz).

Resumo É através da História e suas múltiplas dimensões temporais, bem como através de heranças legadas pelas gerações que se pode compreender a realidade na sua diversidade, destacando-se os compromissos e as atitudes dos indivíduos e de povos em geral, para a construção e reconstrução das sociedades. Sendo assim, verifica-se uma idéia da Química antiga contemplando as questões do fogo, chegando-se até o flogístico, combustão e oxigenação. A construção deste período significativo é que culminou para muitos autores na pedra angular da Revolução Química. Neste sentido, evidenciam-se as figuras de Stahl (1660-1774) e Lavoisier (1743-1794). Na questão do ensino, através da pesquisa qualitativa, destaca-se a análise da mudança conceitual dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, através de aula prática e leituras de texto histórico que contempla o problema de pesquisa. Foi possível discutir idéias que foram objeto de estudiosos do século XVIII, onde Stahl e Lavoisier propuseram explicações diferentes para o fenômeno da Combustão. Conclui-se que tais conceitos básicos da Química evidenciaram sua relação com a estrutura conceitual da ciência, seu desenvolvimento histórico e as principais dificuldades e alternativas para o ensino, bem como a mudança conceitual dos alunos no que tange à aprendizagem significativa.