Combustão e seus efeitos: um estudo sobre concepções de alunos do ensino técnico do CEFET-RS, visando à Educação Ambiental

FARIAS, Mario Luiz de
Combustão e seus efeitos: um estudo sobre concepções de alunos do ensino técnico do CEFET-RS, visando à Educação Ambiental
Rio Grande/RS, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2003. 267p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Arion de Castro Kurtz dos Santos).

Resumo Esta dissertação, inserida na Linha de Pesquisa da Educação Ambiental, Currículo e Formação de Professores (EACFP), teve como tema a combustão e seus efeitos, enfocando concepções de alunos do ensino técnico do CEFET-RS, com vistas à Educação Ambiental. Os alunos eram dos cursos de Manutenção Eletromecânica e de Química, representando, respectivamente, as áreas profissionais Indústria e Química, sendo que 47 deles estavam no início e 57, no final destes cursos. Com relação às concepções levantadas sobre o tema, os propósitos foram: a) qualificá-las, quanto ao perfil; b) comparar os diferentes grupos de alunos:c) verificar se o ensino técnico contribuiu na construção das mesmas; d) identificar a existência de concepções alternativas; e) oferecer os resultados da pesquisa, e propor formas, para a ambientalização do currículo. A fundamentação sobre a abordagem da pesquisa, consiste em dois capítulos, um sobre concepções, aprendizagem e Educação e o outro, tratando da combustão e seus efeitos. O levantamento de concepções foi realizado através da aplicação de um questionário, sendo que cada questão consistiu numa afirmativa a respeito do tema da pesquisa, para o aluno tomar posicionamento, valendo-se de uma escala do tipo Kilert, com 5 pontos, e realizar comentários descritivos sobgre a mesma. Não foi realizada intervenção específica, pois, para esta pesquisa, o ensino no curso técnico foi considerado como sendo 'o experimento'. Os dados objetivos dos posicionamentos foram tratados estatisticamente, coma utilização de programas computacionais, e estão apresentados em tabelas e gráficos. Os comentários tiveram tratamento qualitativo e estão comunicados através de resumos, em redes sistêmicas. Os resultados indicaram que o perfil das concepções, sobre as diferentes dimensões relacionadas com o tema da pesquisa, vairou desde baixo a ótimo. Por exemplo, de acordo com os critérios seguidos, relativamente à combustão e seu emprego, chuva ácida, aquecimento global e sobre a possibilidade de evitar os danos decorrentes da combustão, o perfil das concepções foi baixo ou regular; sobre os aspectos prejudiciais das queimadas, para o meio ambiente, e dos gases da combustão, para a saúde, os alunos apresentaram um ótimo perfil das concepções. Com relação a alguns tópicos, existiram diferenças entre o perfil das concepções, por curso e por adiantamento. O ensino nos cursos técnicos contribuiu para a construção das concepções sobre a maioria dos assuntos. Não houve contribuição exclusiva sobre algum deles. No geral, essa contribuição foi mais efetiva no Curso de Química. Os estudantes manifestaram idéias que vieram ao encontro de constatações de pesquisadores do Movimento das Concepções Alternativas. Também, os resultados fornecem referências para a ambientalização do currículo, que pode ser efetivada com a abordagem transversal do tema da pesquisa, considerando as concepções dos alunos. Houve a constatação de limitações nesta pesquisa e foram indicadas algumas sugestões para superá-las, em pesquisas semelhantes.