CHIAPETTA, Marilia Gonçalves
Ciências no Ensino Médio; Prática Pedagógica em Química; Física e Biologia
São Paulo/SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Educação: História, Política, Sociedade, 2000. 150p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio).
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Resumo |
O trabalho tem por objetivo compreender, do ponto de vista dos professores de Física, Química e Biologia do ensino médio da rede estadual paulista, como se dá organização de sua prática pedagógica e de identificar os fatores que nela interferem. Assim, os dados foram levantados por meio de entrevistas e de questionários dirigidos a estes professores. Lida com uma hipótese de que os professores de ciências reagem às condições que interferem na sua prática pedagógica, criando mecanismos para modificar essas condições ou amenizar obstáculos. Parte também da idéia de que os professores de Física, Química e Biologia irão apontar o número de aulas de ciências no ensino médio como limitador dá prática pedagógica da área, em função das medidas legais impostas a partir de 1998. O principal referencial de análise utilizado foi o tempo na perspectiva de Hargreaves, que propõe quatro dimensões do tempo aplicadas ao trabalho do professor, salientando a diferença entre o tempo visto pela administração e o tempo real da sala de aula, em um sistema burocrático de ensino. O estudo permitiu concluir que a redução do tempo-aluno nessas disciplinas tem levado à intensificação do trabalho dos professores da área; os docentes, por sua vez, reagem individualmente às condições impostas através de simplificações das preparações, correções e desenvolvimento de atividades na sala de aula; entretanto, não se identificou nenhum tipo de articulação dos docentes, no sentido de modificar as condições adversas ao bom desenvolvimento de sua prática. Já a redução do número de aulas das disciplinas foi realmente apontado como fator limitador da prática da área.
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