Banco de dados CSD (Cambridge Structural Database) como recurso para o ensino-aprendizagem de química: ações para viabilização do uso do banco e desenvolvimento de estudos sobre o seu emprego em disciplinas de química no ensino superior

NASCIMENTO, Fábio Batista do
Banco de dados CSD (Cambridge Structural Database) como recurso para o ensino-aprendizagem de química: ações para viabilização do uso do banco e desenvolvimento de estudos sobre o seu emprego em disciplinas de química no ensino superior
São Carlos/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2005. 108p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Salete Linhares Queiroz).

Resumo Nas últimas décadas os computadores têm desempenhado importante papel no ensino. Neste trabalho apresentamos os principais resultados obtidos a partir de uma atividade que serviu para avaliar dois programas computacionais que integram uma importante fonte de pesquisas em química, o Banco de Dados Cambridge Structural Database (CSD): ConQuest, utilizado para realização de buscas no CSD e Mercury, utilizado para a visualização de estruturas cristalográficas. O Banco de Dados CSD apresenta informações sobre aproximadamente 300.000 estruturas cristalográficas de compostos orgânicos e organometálicos. O Classroom ConQuest, que é uma versão do ConQuest construída para utilização em ambientes de ensino e foi empregada neste trabalho, possui um banco de dados reduzido com cerca de 11.300 estruturas e pode ser instalado em tantos computadores quanto sejam necessários ao desenvolvimento de atividades de ensino. Para tanto, faz-se necessária a existência de uma licença para utilização do ConQuest original Os programas foram avaliados quantitativa e qualitativamente por alunos de graduação matriculados em um curso de química inorgânica, onde tiveram que solucionar alguns exercícios utilizando a base de dados e os programas ConQuest e Mercury. Os exercícios envolveram a extração e a manipulação de dados disponíveis no CSD. Os questionários de avaliação (que diziam respeito à utilidade e a aspectos educacionais dos programas) foram respondidos pelos alunos e mostraram que os programas podem auxiliar no entendimento dos conteúdos da disciplina. Além disso, muitos estudantes consideraram que a atividade os preparou para a utilização de outros bancos de dados e sugeriram que propostas similares poderiam ser aplicadas em disciplinas como cristalografia e química orgânica.