Avaliação no Ensino de Química: Atividades e Critérios de Professores da Educação Básica do Município de São Paulo

NOGUEIRA, Josilãna Silva
Avaliação no Ensino de Química: Atividades e Critérios de Professores da Educação Básica do Município de São Paulo
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2015. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alberto Villani).

Resumo Considerando a avaliação como uma das ferramentas do ensino, o estudo constante de sua aplicação e dos objetivos que a impulsionam é primordial na qualidade da educação. Nesse âmbito, a presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer os critérios de avaliação discente utilizados pelos professores da Rede Estadual de Educação Básica, no município de São Paulo, pretendendo desvendar o que condiciona a avaliação e orienta, implícita ou explicitamente, a prática do professor na sala de aula e, também, fora dela. Para tanto, entrevistou-se 9 professores de química, voluntários, atuantes no ensino público do município. Após o processo de unitarização, previsto pela análise textual discursiva, os dados foram discutidos a partir da ideia dos \"patamares de aprendizagem\" de Villani e Barolli (2000), tendo sido criado, para tanto, \"patamares de docência\" análogos àqueles. Os instrumentos, os critérios e os resultados da avaliação foram identificados como as dimensões que representam as principais características dos processos de avaliação realizados pelos professores entrevistados. Estes, classificam os alunos na classe em grupos, de acordo com as características e respostas que os discentes apresentam. Para cada grupo, os docentes desenvolvem diferentes mecanismos de ações, o que nos permite classifica-los em adesão a um ou mais patamar de docência. Essa classificação é importante uma vez que nos permite interpretar a relação do professor com a avaliação e o conhecimento escolar e, consequentemente, nos dá alicerces no entendimento da atuação do profissional no Ensino de química.