Avaliação do uso de modelos concreto-mistos no ensino do conceito de isomeria óptica, na perspectiva de professores de química do ensino médio do DF

MACHADO, Nélio Soares
Avaliação do uso de modelos concreto-mistos no ensino do conceito de isomeria óptica, na perspectiva de professores de química do ensino médio do DF
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2014. 104p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wagner Fontes).

Resumo Modelos concreto-mistos são instrumentos importantes, tanto na Ciência e Tecnologia como na Educação Científica e Tecnológica (CTS), uma vez que apresentam um papel essencial em estabelecer ligações entre a realidade percebida e aquela idealizada. Tais conexões têm implicação em como o construtivismo pode ser interpretado na educação em Ciência e Tecnologia. A representação desses modelos, apresentada nas configurações de sala de aula, é um componente importante da teoria construtivista, constituindo a base da tipologia de tais modelos. A amplitude de modelos possíveis é definida através de seus aspectos e modos de representação, cuja tipologia abre as portas para futuros horizontes na pesquisa em ensino e aprendizagem com e sobre modelos na sala de aula. A partir dessa reflexão, este trabalho apresenta como objetivo avaliar o uso de modelos do tipo concreto-misto no ensino do conceito de Isomeria Óptica, na perspectiva de professores do Ensino Médio do Distrito Federal. Para tanto, o autor levantou, testou e discutiu hipóteses sobre a visão dos professores de Ensino Médio do DF acerca do uso de um modelo específico para se explicar o conceito de Isomeria Óptica. Além disso, também elaborou e aplicou aos participantes-alvo do estudo questionários prévio e posterior, intercalados pela disponibilização de uma Cartilha explicativa sobre Tipologia de Modelos e Isomeria Óptica, também desenvolvida pelo autor. Ademais, ainda realizou análise crítica de três livros didáticos: Química na abordagem do cotidiano, vol. 3 (Peruzzo e Canto, 2006); Química (Reis, 2007); e Química, vol. 3 (Feltre, 2008). Finalmente, foram confeccionados modelos do tipo concreto-misto de baixo custo (a partir de materiais do cotidiano, tais como bolinhas de isopor e palitos de dente), com o intuito de serem apresentados aos participantes desta pesquisa, como instrumentos viáveis de ensino do conceito de Isomeria Óptica. Tanto o modelo apresentado como a cartilha supracitadas foram introduzidos a professores do componente curricular Química de escolas públicas e particulares de Ensino Médio do DF, que responderam aos questionários prévios e posteriores, além de tomarem conhecimento das informações disponibilizadas. Como resultado da análise descritiva realizada, o autor concluiu que os objetivos geral e específicos propostos foram atingidos, e, portanto, modelos do tipo concreto-misto constituem ferramentas eficientes na promoção da aprendizagem significativa, de acordo com a perspectiva de professores de Química do Ensino Médio do DF, à luz das teorias construtivistas de Piaget e Ausubel.