MACEDO, Elizabeth Fernandes de
Avaliação do currículo de Química de 2º grau do colégio de aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de Educação, 1992. 218p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lilia da Rocha Bastos).
|
Resumo |
Avalia o currículo de Química de 2º grau do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Adota por referenciais a Pedagogia Histórico-Crítica e as Teorias de Aprendizagem de Bruner e Ausubel. Analisa os planos de curso e de observações de prática pedagógica dos professores de Química da instituição. Aplica um teste oral a alunos submetidos ao currículo em vigor. Este instrumento teve por objetivo verificar em que medida os alunos compreendem situações cotidianas que envolvem a disciplina. Conclui que o ensino de Química da instituição organiza-se, principalmente, em função de exames de acesso à Universidade, fornecendo poucos elementos que permitam aos alunos atuarem criticamente em sua vida cotidiana. Trata as unidades de forma estanque, estando organizadas didaticamente, em geral, dos conteúdos menos para os mais inclusivos.
|