AVALIAÇÃO DIDÁTICA DOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NO CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

MARTINS, MALENA GOMES
AVALIAÇÃO DIDÁTICA DOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NO CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Fortaleza/CE, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, 2017. 18p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: GERALDO FERNANDO GONCALVES DE FREITAS).

Resumo É comum ouvirmos dos alunos as dificuldades em relação a disciplina de Química, e essa dificuldade é ainda maior no conteúdo de Geometria Molecular, pois o aluno precisa dispor de uma visualização de moléculas em três dimensões, da qual eles não estão acostumados. Diante disso a utilização de modelos moleculares se faz importante para facilitar a aprendizagem do aluno. Porém comercialmente modelos moleculares são caros e de difícil acesso. Há ainda opções de se trabalhar com visualização de moléculas em três dimensões em softwares computacionais, mas algumas escolas, principalmente públicas, não possuem internet de qualidade e nem computadores acessíveis a todos. Por isso neste trabalho optou-se por utilizar materiais alternativos onde os alunos pudessem aprender a construir seus próprios modelos moleculares com objetivo de analisar a utilização e o desdobramento para a aprendizagem significativa no conteúdo de Geometria Molecular, permitindo uma visualização facilitada das estruturas em 3D. Foram ministradas duas aulas, uma aula tradicional sem a utilização dos modelos moleculares construídos com materiais alternativos e uma segunda aula onde os alunos aprenderam a construir seus próprios modelos pedagógicos utilizando bolinhas de isopor, palitos de dente, balões de borracha e alfinetes. Ao fim de cada aula foi aplicado um questionário para avaliar a aprendizagem e as dificuldades sentidas pelos alunos. Também foi aplicado uma atividade onde na primeira aula os alunos resolveram apenas com os conhecimentos obtidos durante a aula expositiva e na segunda aula os alunos puderam resolver utilizando os modelos moleculares que aprenderam a construir. Com os resultados obtidos nos dois questionários e nas atividades propostas, observou-se que aprender a construir seu próprio modelo molecular auxilia na aprendizagem significativa do aluno, por ser confeccionado com materiais de fácil aquisição, por possuírem um baixo custo e por permitirem a visualização das geometrias moleculares em três dimensões no espaço.
Nível EM
URL http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1712