Avaliação da aprendizagem em química no ensino médio: a produção escrita como instrumento

MOREIRA, Maria Aparecida Oliveira
Avaliação da aprendizagem em química no ensino médio: a produção escrita como instrumento
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC RS, 2005. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maurivan Güntzel Ramos).

Resumo Este trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar o processo de avaliação do ensino e da aprendizagem com estudantes do ensino médio, tendo origem a partir de reflexões sobre a prática avaliativa da autora. O principal objetivo da pesquisa é produzir conhecimento sobre avaliação, utilizando como instrumento, a produção escrita dos alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, alguns teóricos serviram de apoio, como Demo (2002), Hoffmann (1994), Luckesi (1998), Libâneo (1994), Moraes (2003), Perrenound (1999). Ao desenvolver a avaliação da aprendizagem em Química no ensino médio, pretende-se compreender como se dá o progresso da aprendizagem dos alunos, num contexto do educar pela pesquisa, entendendo que a produção escrita é fundamental para essa aprendizagem. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos por meio de um grupo de quarenta e cinco alunos de um colégio estadual de ensino médio de Porto Alegre, ao longo do primeiro semestre de 2004. Desses, cinco tornaram-se sujeitos de pesquisa. Foram também realizadas entrevistas com esses cinco alunos, que participaram ativa e intensamente do processo. O material de análise é composto de textos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da pesquisa. Sobre esses dados foi procedida uma análise textual qualitativa, da qual emergiram três categorias: a evolução dos conceitos estudados, a tomada de consciência da relevância do estudo desses conceitos e a sua relação com o cotidiano. A avaliação, por meio da produção escrita, mostrou-se possível de ser realizada e adequada para acompanhar a aprendizagem dos alunos em Química, além de oferecer ao professor informações sobre as facilidades e dificuldades do processo de aprendizagem e do desenvolvimento de competências.